O projeto de ensinar ballet clássico na comunidade do Campo Limpo originou-se da capacidade motivadora da dança. Sendo que essa motivação vai muito além dos benefícios físicos.

A dança pode romper barreiras da pobreza, da violência e da discriminação,  auxiliando no desenvolvimento social dos alunos e agindo como fator de inclusão e fonte de renda.

Aumento da autoestima, favorecimento do bem-estar, melhora na qualidade de vida e a possibilidade de, por vezes, livrar jovens do mundo das drogas e da criminalidade, são importantes benefícios conquistados através da prática da dança nas regiões periféricas da cidade de São Paulo.

Um dos principais atributos do IBSB é a qualidade técnica das aulas e dos professores, sendo eles ex-alunos que tiveram suas vidas diretamente influenciadas pela filosofia do Instituto Shirlei Benevides, reafirmando o fato de que a ONG pode se tornar uma referência para os alunos.

O trabalho que a ONG desenvolve com os adultos da terceira idade auxilia na melhora da disposição, no alívio de dore, na melhora do bem-estar e no aumento da disposição, tornando a vida dessas pessoas mais saudável  proveitosa.

O ballet clássico,  dança fundamentalmente erudita, quando inserido à cultura popular de regiões como a do Campo Limpo, possibilita expandir os horizontes, agrega valores e qualidade de vida aos seus praticantes.