É impossível contar a história do Instituto sem relacioná-la com a vida de Shirlei Benevides.
Tudo começa quando ela tem a ideia de criar a instituição movida pela sua própria realidade de vida, moradora do Jardim Catanduva, onde conviveu com o desemprego dos pais ainda muito jovem.
Para dar continuidade à realização do seu sonho, começou a trabalhar em seu primeiro emprego com carteira assinada dando aulas de dança no Centro Comunitário da região, com apenas 14 anos, pois na época era permitido que se trabalhasse com essa idade
Tempos depois, Shirlei deu aulas de ballet na Casa da Juventude da Zona Sul e desde então não parou mais de trabalhar, e da dedicação às causas sociais nasceu o Instituto Shirlei Benevides.
Sob sua orientação, as alunas do IBSB na faixa etária a partir dos 16 anos de idade iniciam um estágio remunerado em escolas infantis, como forma de colaborar na renda mensal de suas famílias. As mesmas alunas também participam de aulas com mestres da dança, como Ricardo Cheir, Andréia Pivato e Célia Gouveia.
Durante sua trajetória, Shirlei Benevides estudou em escolas conceituadas no mundo da dança, como Ballet Ismael Guizer, Tânia Ferreira, Ballet Stagium e Escola Municipal de Bailado, experiências essas que contribuíram para que o IBSB atingisse o alto padrão de qualidade que possui.